Gestão Financeira, Administrativa e Contábil

Planejamento sucessório e a estruturação do patrimônio em holding familiar

O quadro de instabilidade econômica que assola o país fez crescer no Brasil um ramo do Direito ainda incipiente: o planejamento sucessório. Este é ainda mais relevante se considerada a dificuldade de autofinanciamento dos governos e a tendência de elevação da já altíssima carga tributária — quando, em verdade, uma reforma sistêmica seria o caminho mais coerente.

 

Merece destaque a profusão de possibilidades e a diversidade de disciplinas atravessadas pela temática do planejamento sucessório, o que comumente gera, também, uma enormidade de equívocos e de falsas soluções. Isso se deve ao fato de o planejamento sucessório ter ganhado notoriedade em função de arquétipos empresariais,

Leia mais:Planejamento sucessório e a estruturação do patrimônio em holding familiar

Só 1 em cada 5 MEIs estuda finanças

Um levantamento inédito do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que o microempreendedor individual (MEI) ainda que carece de planejamento financeiro.

Leia mais:Só 1 em cada 5 MEIs estuda finanças

Erros de gestão do fluxo de caixa que um empreendedor não deve cometer

Um estudo divulgado no final do ano passado revelou um dado alarmante: o número de micro e pequenas empresas inadimplentes atingiu 4,9 milhões, um recorde desde o início do levantamento realizado pela Serasa Experian, em março de 2016.

Leia mais:Erros de gestão do fluxo de caixa que um empreendedor não deve cometer

Saiba tudo sobre a obrigatoriedade do envio de NF nas postagens com os Correios

Você sabia que a nota fiscal passou a ser obrigatória para postagens de vendas pelos Correios? A regra está valendo desde o início de 2018 e tem impactado as pequenas e médias empresas que atuam no e-commerce e não faziam sua emissão de forma regular.

Leia mais:Saiba tudo sobre a obrigatoriedade do envio de NF nas postagens com os Correios

Dez cursos que ampliam o lado polivalente de todo profissional

No mercado de trabalho, hoje, camarão que dorme é levado pela onda. Polivalência é essencial num cenário em que as mudanças são rápidas e a tecnologia coloca profissões em risco de extinção, afirmam especialistas em recursos humanos.

Leia mais:Dez cursos que ampliam o lado polivalente de todo profissional

Informações Adicionais